Tudo que você precisa saber sobre o sal rosa do Himalaia

Uma das maiores dúvidas que as pessoas têm é sobre o sal. Este condimento tão rico e adorado por muitos também pode trazer fatores maléficos em sua saúde, quando usado em excesso. Por isso, em busca de saber usar de forma adequada este condimento visando à melhora na saúde de muitas pessoas que o utilizam, foi descoberto o Sal Rosa do Himalaia.

O sal rosa do Himalaia, como o próprio nome já indica, provém das montanhas do Himalaia. Embora seja extraído das montanhas, este sal tem origem marinha, onde há mais de 250 milhões de anos um pedaço do oceano foi aprisionado em rocha por conta dos movimentos naturais que formaram nosso planeta. Este pedaço do oceano foi cristalizado em camadas de sal e guardado por milhões de anos nas profundezas das montanhas, coberto por lava, gelo e neve, o que o manteve protegido da poluição moderna.

Sua extração é feita de forma manual, tendo todo o cuidado possível para empacotá-lo e colocá-lo a venda no mercado. No processo de extraí-lo não há nenhum processamento químico.

Tendo em vista os fatos mencionados, é por isso que o sal do Himalaia é considerado o sal mais puro para ser consumido.

Diferença entre o sal de cozinha refinado e o sal do Himalaia

O sal do Himalaia se destaca também por sua composição mineral, sendo composto por cerca de 80 minerais presentes em nossos oceanos, já que ele provém da cristalização de uma parte do oceano.

Este condimento tem mais volume e tem menos sódio por porção em comparação ao sal de cozinha refinado. Enquanto o sal rosa contém 85 % de cloreto de sódio e 15 % de outros minerais, o sal de cozinha refinado contém 97,5% de cloreto de sódio e 2,5% de produtos químicos.  E é essa porcentagem que faz a diferença em relação à saúde quando consumidos, trazendo diversos benefícios.

Benefícios do sal rosa do Himalaia

– Fortalecimento do sistema imunológico: um dos minerais presentes no sal rosa é o magnésio, que é responsável por este fortalecimento e também ajuda na prevenção do surgimento de cãibras e o fortalecimento dos músculos.

-Desintoxicação: o sal rosa também pode ser um antioxidante, ajudando a eliminar as toxinas do corpo e purificar o sangue.

– Ajuda no sistema digestivo: o seu consumo pode prevenir de gases e prisão de ventre.

– Anti-histamínico: o sal rosa ainda age como anti-histamínico natural, agindo no controle de alergias e úlceras.

– O sal rosa também promove um equilíbrio saudável do pH nas células do corpo humano, particularmente nas células do cérebro

 O consumo deste condimento auxilia na saúde vascular, melhorando a circulação e ajudando a reduzir a pressão arterial.

Verdadeiro ou falso?

Por conta do seu custo, muitos mercados querem lucrar em cima de deste sal, mas acabam vendendo um tipo falsificado.

Para ter a certeza que você está consumindo o verdadeiro sal rosa do Himalaia é necessário que você observe a cor. O verdadeiro sal do Himalaia é rosa, mas sua cor não é tão intensa. Assim fica mais fácil de distinguir, já que o falso normalmente apresenta uma coloração bem intensa.

Outra forma de comprovar que é o verdadeiro sal rosa do Himalaia é fervendo. O verdadeiro sal rosa não muda a tonalidade da água após a fervura, já o falso, pode deixar a água com uma tonalidade avermelhada.

Agora que você já sabe os benefícios e como saber se você está consumindo o sal verdadeiro, não há desculpa para não muda seus hábitos e melhorar sua saúde. Me conte nos comentários o que você achou sobre o sal rosa do Himalaia.

 

Total
0
Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você vai gostar