Etiqueta Social

comportamento a mesa

Os franceses, como todos os povos, compartilham um certo número de códigos e convenções que regulam o comportamento de cada pessoa na vida em sociedade.

Esses códigos formam o que se chama polidez, savoir faire, boas maneiras ou mesmo etiqueta.

Eles facilitam o relacionamento entre os indivíduos e ajudam a criar harmonia social.

Também definem o que é esperado, permitido ou proibido em determinadas situações, ditam as obrigações de cada pessoa perante sociedade.

Muitas vezes, estes códigos permitem também “situar” o indivíduo em relação à norma: o desconhecimento ou o conhecimento de determinados protocolos revelam, sim, uma falta de formação, ou qualidades.

Com efeito, podemos considerar que estes códigos constituem antes de tudo uma cortesia para com quem recebemos, sem esquecer o prazer que sentimos em pôr uma bela mesa.

Uma vez uma jovem se disse que foi convidada para um evento e se sentiu insegura o que a levou a desistir de participar.

Então vamos as dicas do post de hoje:

Atrasos

Quando você é convidado para uma noite, um jantar, um coquetel na casa de alguém, é possível atrasar? Sim, você pode chegar 10 ou 15 minutos depois, porque chegar mais cedo seria chegar muito cedo.

Presentes

O que você pode levar aos seus convidados quando é convidado?

Um buquê de flores, (o mais natural possível), mas uma garrafa de bom vinho, uma cópia de um livro que você leu recentemente ou uma caixa de chocolates são provavelmente a melhor escolha.

De fato, deve-se considerar que sua anfitriã, caso receba muitos convidados, pode não estar muito disponível para cuidar de vários buquês de flores que devem ser preparados, colocados em um vaso etc. A suprema elegância é enviar flores antes, na véspera ou no dia do convite, com um cartão de visita e algumas palavras de agradecimento.

Desembrulhamos os presentes na frente dos convidados e depois da sobremesa. Se recebemos chocolates, é normal que provem.

É educado enviar uma mensagem de agradecimento ou telefonar para seus anfitriões no dia seguinte ao convite.

Apresentações

O dono e a dona da casa recebem os convidados agradecem sem causar alardes (pois alguns chegam de mãos vazias) e fazem as apresentações.

O costume é apresentar
– um homem a uma mulher
– a pessoa mais jovem ou menos importante (hierarquia de trabalho) à outra mais velha ou mais importante
– o convidado brasileiro ao convidado estrangeiro.

Se você for apresentado a alguém, é melhor esperar até que essa pessoa estenda a mão para cumprimentá-la.
Um jovem tem que esperar que um homem mais velho ou superior o alcance

A mulher sentada só se levanta na frente de um homem se ele for velho ou conhecido. Uma jovem se levanta para cumprimentar a todos, exceto uma de sua idade.

A toalha de mesa

Antes de acomodá-la sobre a mesa, coloque um tecido de lã, pois este evita que apareçam manchas na sua  mesa em caso de acidente! Além disso, amortece o ruído dos pratos, o tilintar dos copos e evita a formação de dobras na toalha.

Cuidado, a toalha de mesa deve cair pelo menos trinta centímetros abaixo do tampo da mesa. Mas atenção: se pode, claro, cair mais baixo, não deve atingir menos de 6 centímetros do solo, para não incomodar os pés dos convidados!

Talheres

Quanto à disposição da mesa, duas tradições se chocam na arte de arrumar os talheres: a francesa e a inglesa.

Na França, os talheres são gravados por fora e na Inglaterra por dentro.

Francês
Inglês

Em cada lado do prato, você colocará os talheres: facas e colheres de sopa à direita, garfos à esquerda.

Os garfos são colocados com os dentes voltados para a toalha de mesa, as colheres com o lado curvado para cima (tradição Francesa), as facas de forma que a lâmina fique voltada para o prato.

Para tornar mais fácil para os convidados, segue uma regra simples: os talheres devem ser colocados na ordem em que serão usados.
Isso significa que os talheres que usamos primeiro são colocados mais fora do prato, os últimos mais próximos do prato.

Em princípio, a faca de queijo são trazidos com cada prato pela pessoa que faz o serviço. Caso contrário, eles podem ser colocados acima da placa. Primeiro, junto aos copos, a faca de queijo e a colher de sobremesa, cabos virados para a direita, por fim, o garfo de sobremesa, cabo para a esquerda.

O descanso de talher não é usado durante uma refeição formal .

Usos de talheres

– Nunca coloca sua faca na boca.

– Você não agarra a faca com a mão inteira, mas a segura delicadamente pelo final do cabo.
– Nosso dedo também não devem ultrapassar a ponteira que separa o cabo da lâmina da faca. Não se aproxima o dedo indicador dos dentes do garfo.

 – A sopa é comida com a ponta da colher , sem fazer barulho. Você não inclina o prato para pegar a última gota (sopa ou creme, por falar nisso).

– Frutos do mar (mariscos, por exemplo)você segunda a concha com com os dedos e com o garfo retira a carne. Já os camarões são descascados com garfo e faca.

A manteiga, o ideal é tirar um pedacinho dela na lateral, sem raspar. Depois de colocá-lo no prato, e aos poucos consumindo-o no pão.

– Ovos (mexidos, omelete, etc.) só podem ser comidos com garfo , assim como salada, aspargos e foie gras. Você pode empurrar com um pequeno pedaço de pão.


– Não corte a salada com a faca
É simples, antes as facas não eram inoxidáveis ​​e o vinagre as sujava. Os anfitriões cortam a salada de antemão e devem fazer de novo …

– Não coma a sobremesa com uma colher, mas sim com um garfo de sobremesa , a menos que seja um coulis ou um creme. Uma ilha flutuante começa com um garfo e termina com uma colher.

– Os frutos são descascados com faca e garfo .

Mas jamais se esqueçam que a arte da hospitalidade nunca deve ser desprovida de simplicidade e naturalidade. Também não é essencial ter um serviço Baccarat, mesmo que seu brilho permaneça único.

O princípio é: deixar seus hóspedes à vontade, com atenção e delicadeza, cada um pode ou não  aplicar esses códigos, aliás a elegância desses códigos é facultativa.

Assim como gostamos de nos vestir para sair, de usar joias bonitas, receber deve ser um prazer para todos.

Marina

Total
0
Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você vai gostar