Jantar Japonês: tudo que você precisa saber

jantar japonês

Com a correria do dia a dia é difícil planejar um jantar mais sofisticado ou diferente do nosso cotidiano brasileiro, até porque para um jantar mais formal e elegante não são quaisquer aparelhos que podem ser colocados a mesa. Muito menos qualquer decoração ou o próprio jantar a ser servido. Muitas pessoas e meus seguidores sempre me pedem para eu fazer um jantar no estilo japonês. Para quem está acostumado com nossa cultura e cardápio sabe que um jantar japonês com uma decoração autêntica, não é nada semelhante à nossas tradições e requer mais elegância e cuidado com a decoração para não errar.

jantar japonês

No entanto, o mais importante de um jantar japonês é o tema central, ou seja, a temática das tradições japonesas, respeitando seus costumes e significados. Por isso, é necessário que você fique atento aos aparelhos usados, como o jantar será servido e o que servir.

Para esta mesa me juntei com as meninas do I Love E, Casa flor em Festa, Gandalua e o Meu Suhi Delivery!

Para ter a certeza de que eu não iria errar no que servir, eu pedi a comida no Meu Sushi Delivery, lá eles fazem sushis maravilhosos, com muito capricho e ótimo atendimento. Além de fazerem uma grande decoração com os pedidos.

jantar japonês com meu sushi delivery

Então, para começar a montar sua mesa para o jantar japonês, é muito importante saber os nomes e a qual a função os utensílios utilizados na mesa.

  Utensílios para um jantar japonês

– Hashi: este, também é conhecido como palito japonês, serve para direcionar o alimento a boca, ou seja, é um talher japonês. Os hashis podem ser palitos de madeira, plástico ou de cerâmica

– Hashiok: este, também conhecido como suporte para o hashi, tem a função de evitar que a ponta do hashi, suja de shoyo, toque a mesa ou o jogo americano. Assim, evita possíveis sujeiras.

shiru-wan: é uma espécie de tigela com tampa utilizada para servir as sopas e caldos.

Yakimono-zara: é um prato plano utilizado para servir os grelhados.

chuzara ou kozara: é um recipiente especial onde são servidos alimentos crus ou sashimis.

kobachi: também conhecido como mini tigela, tem a função de servir pratos a base de vinagre ou sunomono.

danburi-bachi: é uma tigela grande que tem a função de servir pratos principais como soba e udon.

nimono-wan: é um recipiente arredondado de boca alargada, onde normalmente são servidos os ensopados e cozidos.

– Nozoki: este é o suporte para o shoyu que em um jantar japonês deve sempre ficar a mesa, se caso a sua mesa não tiver espaço, o nozoki pode ser colocado em cima do prato principal. Lembre-se de manter a tigela para shoyu sempre até a metade e nunca cheia de líquido até a borda.

Há também outras tigelas, normalmente lisas e arredondadas, com a função de servir o gohan ou arroz, alimento presente em quase todas refeições.

Posição dos utensílios para o jantar japonês

Nos jantares japoneses, cada objeto é colocado na mesa com um propósito e cada utensílio é destinado a servir um tipo de alimento, por isso cada prato deve ser servido em um recipiente separado, ou seja, evite ao máximo servir algo em um recipiente já utilizado, principalmente se for um jantar formal.

Como se comportar em um jantar japonês

Mas, além de saber como servir o jantar, deve-se também saber como se comportar. Assim, fiquem atentos às dicas de etiquetas:

  • Evite apontar o hashi para outras pessoas.
  • Não toque com o hashi os alimentos que não for comer.
  • Se você não consegue manipular bem o hashi, não se preocupe. Não é considerado falta de educação solicitar os talheres.
  • Não crave o hashi em nenhum alimento.
  • Nas pausas para conversa ou entre um alimento e outro, apoie o hashi no suporte.
  • Nunca mergulhar o arroz no Shoyu, somente o peixe que não contém temperos deve receber o molho, o arroz (na maioria das vezes) já está temperado.
  • Nunca encha o berço para shoyu até a borda.
  • Em um jantar japonês, pode ser servida uma toalha (oshibori) para limpar as mãos. A regra é que você use e coloque-a sobre a mesa novamente, sem dobrá-la.

Atentando-me a essas dicas, eu preparei uma mesa para um jantar japonês, como já havia mencionado, com vários itens orientais.

Decoração

Um dos itens orientais mais conhecidos são as lanternas japonesas, as quais eu coloquei na minha sala gourmet para receber os convidados e também coloquei mini bolas japonesas na decoração da mesa.

Nesta mesa eu não utilizei toalha, dando preferência a um jogo americano vermelho. Acima dele, posicionei um prato de forma quadrada na cor branca, junto a uma tigela branca e um nozoki.

Ao lado do prato, coloquei os hashi sobre o hashiok, nesta decoração eu decorei a mesa com hashis brancos, pretos e vermelhos.

jantar japonês

Eu escolhi guardanapos vermelhos com uma porta guardanapo de orquídea vermelha também para harmonizar com a decoração. Ainda na cor vermelha, escolhi a taça com essa cor também.

jantar japonês

Ao lado da taça, está posicionado o copo de saquê, que é um copo de madeira com a função de servir o saquê, por isso ele se diferencia da taça.

As flores usadas pelas meninas da Casa Flor em Festa contaram com papiro, ranúnculus nas cores amarela, laranja e dálias vermelhas, além das orquídeas chuvas de ouro, cavalinha. Algumas destas foram colocadas em vasinhos de vidros e um pedaço de madeira ao centro para completar a decoração simples, elegante e mais voltada a natureza como demonstra as tradições japonesas.

jantar japonês decoração

Em frente ao prato, posicionei uma caixinha de chá para marcar o local onde o convidado irá sentar. Essas caixinhas, que eu comprei na Liberdade, fazem parte de um kit individual, cada caixinha com um sabor. Além de marcar o local onde o convidado irá sentar, ao final do jantar, essas caixinhas ficaram como lembrancinhas dessa noite especial.

E no aparador eu deixei uma bandeja com as taças de gin e saquê e a decoração com kokedamas de orquídeas e folhagens.

Ah!! não posso deixar de recomendar a marca do saquê que e servi aos meus convidados. É excelente!

Me conte nos comentários o que você achou da minha decoração, ou se você já fez um jantar japonês e queira comentar sobre a sua decoração.

Total
276
Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você vai gostar