09 Dicas para iluminar o ambiente

É tão desagradável chegar a um lugar onde está tudo escuro sendo que está de manhã ou de tardezinha ainda… E quando pensamos em iluminar o ambiente, já nos vem à cabeça várias luminárias e lâmpadas. Mas esqueça essa ideia de luz.! Neste post você aprenderá a iluminar um ambiente com a sua própria decoração.

Aprenda a iluminar o ambiente

Use decorações claras

Ao se falar em uma boa iluminação, devemos logo pensar em algo claro. Por isso é necessário que em seu ambiente tenha uma decoração clara, móveis brancos ou com cores vivas. Nada de preto, cinza ou alguma cor muito escura.

A cor branca, por exemplo, é uma cor pura e leve, e quando o sol bate em algum móvel ou objeto branco, este reflete os raios solares, deixando o ambiente bem iluminado.

Decore com espelhos

O intuito de colocar um espelho em sua decoração é dobrar a quantidade de luz existente naquele ambiente. Para que isso ocorra é necessário que você coloque um espelho perto de uma janela, para que os raios solares reflitam no ambiente desejado. No entanto, decorar o ambiente com muitos espelhos, acaba não deixando o ambiente agradável, então fique atento com os excessos.

Cortinas

Já que estamos falando de iluminação, falar sobre cortina parece que estaríamos nos opondo ao assunto. Mas as cortinas têm uma função especial: bloquear a entrada de luz, mas não totalmente, desde que deixem o ambiente mais escuro do que se elas não estivessem ali. Para isso, decore o ambiente com cortinas leves e claras, esqueça as cortinas pesadas e blackouts.

Decoração metálica

Decorações metálicas, como objetos de prata e ouro, também refletem os raios solares, deixando o ambiente com mais luz. Além de iluminar, esses objetos metálicos também dão um toque de glamour.

Mesa

Já falamos que o branco deixa tudo mais iluminado, mas uma mesa branca seria um exagero. Para que a luz do ambiente possa se expandir, a mesa poderá ser de vidro, pois o vidro também reflete os raios solares. Além de deixar o ambiente iluminado, é um objeto muito versátil e elegante.

Luz indireta

O melhor e mais comum exemplo de luz indireta é o abajur.  Esse tipo de iluminação é ótimo para criar diferentes cenários em um mesmo espaço, já que ele funciona de maneira independente. Os criados-mudos são móveis que harmonizam muito bem com os abajures, deixando o ambiente até mais sofisticado.

Lustres

É impossível falar de iluminação sem citar os tão sofisticados e elegantes lustres. Eles podem servir como um plano de iluminação principal, mas também podem ser objetos decorativos.

Spots

Este tipo de iluminação está sendo muito usada em decorações mais modernas, pois fornecem uma luz mais direcionada ao que se quer deixar em destaque e decoram o ambiente com mais modernidade.

Lâmpada

E para obter uma iluminação clara e que harmonize com o ambiente, é necessário que você procure uma lâmpada a qual combine com seu ambiente, podendo variar de uma lâmpada de LED, incandescente, halógena ou fluorescente compacta.

Agora que você já sabe como iluminar o ambiente, nada melhor do que por em prática essas dicas e ver o mundo com mais luz! E você, o que achou dessas dicas? Me conte nos comentários e confira as dicas de decoração para seu primeiro apartamento!

Total
0
Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você vai gostar