Esse ano a Mesa de Rosh Hashaná foi ainda mais especial por que eu tive o privilégio de receber o Rabino Rav Sany que explicou o significado de todos os símbolos presentes na mesa.
Eu já contei para vocês em outro post de Rosh Hashana como a Mesa Posta que preparamos nesse dia é tão importante para o povo judeu.
Nesse dia nós comemoramos o Ano Novo judaico, e esse ano, ingressaremos no ano 5781.
Para a minha mesa de Rosh Hashaná eu planejei algo alegre (como sempre) e colorido, e acreditem se quiserem, coincidentemente usei o mesmo jogo americano e as mesmas cores das flores que usei no ano passado: o vermelho e amarelo
O principal símbolo de Rosh Hashaná é a maça, que representa o nosso Eterno amor a D ‘us, e por isso ela foi a escolhida para reinar como os placement (marcadores de lugar) e também para decorar.
Para decorar também escolhi as flores:
- gloriosas, uma flor que representa virtudes do sucesso e da amizade;
- os crisântemos, uma lenda afirma que se juntar as pétalas de crisântemos em uma taça de vinho aumenta a longevidade e vitalidade de uma pessoa;
- as frésias que simbolizam a calma, a reflexão inocência e perseverança.
Além disso, os demais símbolos como:
- taça para vinho,
- velas
- chalá (pão trançado),
- tâmaras,
- feijão de corda,
- mel,
- abóbora,
- romã,
- alho poró,
- cabeça de peixe.
Mas para você conhecer todos os significados dos símbolos de Rosh Hashaná, não deixe de assistir a esse vídeo e Shaná Tová a todos!!!