Mesa de Rosh Hashana 2019

mesa de rosh hashaná

05Viver em um país miscigenado e acolhedor nos da o privilégio de nos habituar e conhecer outras culturas, seja elas brasileiras (já que há muita diversidade por aqui) ou de outros países.
Por isso, quando se trata de cultura, principalmente oriental, devemos tomar alguns cuidados com os preparativos e decorações para não constranger ninguém e fazer com que seus convidados, que tenham uma cultura diferente da nossa, possam se sentir acolhidos e respeitados. Dessa forma, esse post será destinado para você que não tem ideia ou que quer aprimorar a decoração para o ano novo judaico, ou como também é conhecido, uma mesa de Rosh Hashana.

O Rosh Hashaná é o dia em que o povo judeu comemora o seu Ano Novo. Também é conhecido como o “grande feriado” para os judeus, pois este é um período em que judeus podem se redimir de suas falhas e buscar uma vida mais harmoniosa com os ensinamentos divinos.

Para os judeus, esse é o momento de renovação e conexão espiritual, por isso a utilização de velas é indispensável. Algo que marca bastante essa data é a fartura em que a mesa deve demonstrar com uma decoração elegante, mas nada extravagante.

O Rosh Hashaná representa a renovação, e nada melhor do que começar o ano com muita alegria e vida, logo, as cores são essenciais em sua decoração. Para enfeitar a mesa eu utilizei flores em pequenos vidrinhos para, assim, deixar a mesa mais alegre. Por isso, eu usei as cor amarela, vermelha e laranja, que respectivamente representam a prosperidade, a energia e a alegria.

Outra decoração essencial para o ano novo judaico são as velas, assim você deve decorar a sua mesa com alguns suportes de vela. O ato de acender tem o intuito de iluminar e inspirar uma futura paz eterna para o mundo e para todo o povo de Israel, uma forma também de relembrar e reconectar ao seu povo.

 

Nesta mesa, eu preferi utilizar jogo americano branco simples com alguns detalhes florais. Como já havia mencionado, os judeus são mais reservados, por isso preferem a simplicidade, no entanto com muita elegância. Assim não usei a toalha, e deixei o jogo americano que demonstra elegância, mas não é o mais sofisticado como a toalha.

mesa de rosh hashaná

Utilizei também os três pratos, pois o jantar de Rosh Hashaná deve ser um jantar abundante com muita fartura, logo deve ter mais de um prato para servir os diferentes alimentos que serão servidos.

mesa de rosh hashana

Dessa forma, os talheres devem estar acompanhando a quantidade de pratos e a necessidade também, como no caso das colheres que acompanharão o prato fundo onde, possivelmente, será servida a sopa (os judeus acostumam fazer sopa de alho-poró e abóbora, que são plantas de crescimento rápido e sinal de abundância).

Os copos eu coloquei duas taças com detalhes requintados. A taça colorida é para a bebida opcional, como suco ou água. Já a taça transparente, sempre deverá ser para o vinho.

Para os guardanapos eu escolhi uma cor mais leve para combinar com a decoração, e como esse evento exige mais formalidade eu optei em usar porta guardanapos também.

mesa de rosh hashana

Me conte nos comentários o que você achou da mesa de Rosh Hashaná, esse evento tão importante pelos judeus.

Total
117
Compartilhamentos
2 comentários
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você vai gostar