Este guia vai te ajudar com a informação necessária sobre como comprar os diferentes tipos de panela!
Um jogo de panelas bom é um dos melhores investimentos que você pode fazer, mas existem tantas escolhas e pode ser difícil escolher o produto certo. Primeiro, decida qual tipo de alimento você quer preparar e quantas pessoas você geralmente alimenta. Uma ideia é começar comprando peças básicas e vá adicionando panelas especiais de acordo com a sua necessidade.
Tipos de panela
A primeira coisa a observar quando você estiver procurando por panelas, são os diferentes tipos disponíveis. Se você está começando, pense nas suas necessidades e procure o que vai solucioná-la. Então vamos começar com o básico, há quatro categorias a considerar:
A panela com cabo; o caldeirão; a frigideira; sauteuse e caçarola
Caldeirão
O caldeirão é uma panela grande e funda com o fundo reto. Ela é usada para cozinhar alimentos que não necessariamente precisam estar próximos da fonte de calor. O caldeirão permite que você salteie e depois adicione líquidos para fazer molhos ou sopas. Além disso, por ser alta, ela é ótima para manter o macarrão submerso na fervura.
Ela vem em uma variedade grande de tamanhos.
Frigideira
A frigideira é essencial em qualquer cozinha. Ela possui um fundo reto com laterais arredondadas, o que a torna perfeita para fritar em uma temperatura alta.
Sauteuse
Esta panela é feita para saltear, não apenas fritar. Apesar de ser bem parecida com a frigideira no design, mas esta possui a lateral reta também, não apenas o fundo. Além disso, é mais funda que a frigideira comum, podendo ser utilizada para múltiplos usos, como por exemplo preparar molho marinara.
Panela com cabo
A panela comum com cabo, possui um fundo arredondado e laterais altas e retas. É a escolha mais versátil quando se diz respeito a panelas, podendo ser utilizada para todos os diferentes tipos de molhos, sopas até para reaquecer sobrar, preparar grãos, uma infinidade de opções! Por isso é um must-have na cozinha.
Caçarola
A caçarola é uma panela grande e de fundo reto. É um pouco menor do que o caldeirão.
Grelha
A grelha é uma peça que possui a superfície larga e reta. Com uma quantidade pequena de óleo ela pode ser usada para fazer panquecas ou até ovos. Ela pode ser redonda ou quadrada, mas normalmente não tem a versatilidade de manuseio da frigideira.
Wok
As woks são panelas asiáticas totalmente arredondadas e altas. Tradicionalmente possuem 30cm de diâmetro e são feitas de aço carbono. Estas panelas têm uma superfície para cozinhar em altas temperaturas no fundo, com as extremidades menos quentes. Além disso, elas permitem que você “gire” os ingredientes nela o que dá maior controle sobre a temperatura.
MATERIAIS DE PANELAS
Agora que você sabe quais são os diferentes tipos de panela, é hora de decidir qual material funciona para você. Preste sempre atenção no peso também. Uma panela pesada não vai “dançar” em cima do fogão, mas você precisa conseguir levantá-la.
Alumínio
O alumínio é provavelmente o material mais popular utilizado em panelas. É um condutor de calor excelente e compartilha o calor igualmente pela panela o que diminui o risco de superaquecimento e queima do alimento. Se o alumínio for mais grosso, melhor ainda. Este tipo de material é bem em conta comparado com os demais. Lado ruim é que não são adequadas para cozinhar alimentos ácidos como tomates e também não são apropriadas para o fogão elétrico.
Aço carbono
O aço carbono é bem mais leve que o ferro fundido. É uma liga metálica formada com o ferro e o carbono. Tem o teor de carbono mais elevado o que permite melhor distribuição de calor. Tem acabamento fosco, comparável a um ferro fundido. Ele funciona bem para cozinhar alimentos que precisam de mudança rápida de temperatura, pois ele mantém a temperatura bem. As panelas mais comuns são as woks e frigideiras.
Aço Inox
Se difere do aço carbono na variação dos componentes químicos que são adicionados ao aço. O aço inoxidável tem elevado teor de cromo que se forma uma camada invisível do aço e evita a corrosão e coloração do material. Tem acabamento dependendo da concentração de cromo muito brilhante. É muito resistente e a condutividade térmica baixa é ideal para cozinhar alimentos que requeiram água.
O aço inox é leve, durável e fácil de limpar. No entanto, não é um bom condutor de calor, então geralmente muitas panelas de aço inox têm um disco no fundo de cobre ou alumínio, para auxiliar na distribuição do valor mais igualitária.
Ideal para: receitas que precisam de cozimento rápido como caldos, molhos e cozidos.
Ferro esmaltado
O ferro fundido é grosso e pesado. Apesar de demorar um pouco mais para aquecer, ele retém e distribui o calor igualitariamente. Se o seu objetivo é cozinhar lentamente, esta deve ser a melhor escolha para você. Lembrando que não devem ser lavadas na máquina.
Cerâmica
A cerâmica geralmente é uma ótima isoladora, então ela não reage rapidamente ao valor. Normalmente é encontrada em caçarolas ou outras panelas que são ótimas para cozinhar lentamente em temperatura constante. É mais leve que o ferro fundido porém mais frágil.
Dentro da cerâmica, há três categorias: porcelana, grés e barro.
Porcelana
A porcelana é feita para se tornar muito resistente. Apesar da porcelana ser considerada tipicamente como delicada, ela pode ser bem durável. Geralmente a porcelana é branca.
Grés
O grés é resistente, assim como a porcelana. Porém, a principal diferença entre eles é que a grés utiliza um tipo diferença de argila, e vem em outras cores além do branco.
Barro
O barro é mais utilizado como forma de servir do que como panela, ele é menos resistente e mais propenso a lascar e quebrar.
Ideal para: peixadas, moquecas, ensopados, sopas e caldos.
Cobre
O cobre é o melhor condutor de calor. Mas, o cobre pode reagir com os alimentos e ser tóxico. Portanto, as panelas de cobre geralmente são feitas com outro material, como aço. A maior desvantagem deste material é a sua manutenção. Dica: limpeza com suco de limão.
Vidro
É um material ótimo para estar em contato com alimento. Resistente ao calor, porém é frágil e não muito resistente a mudança de temperatura. Não é um bom condutor térmico o que limita as possibilidades. Pode ser usado em forno tradicional e microondas.
Pedra Sabão
Indicada pra o preparo de alimentos que podem ser feitos em panelas de barro. É muito porosa por isso pede atenção ao ser lavada para não ocorrer a proliferação de microorganismos. Deve ser aquecida em fogo baixo para não sofrer choque térmico.
Antiaderente
A panela antiaderente é um dos tipos de panela que tem uma cobertura dentro, o que dificulta que a comida grude nela. Isto facilita uma alimentação saudável e sem gordura, diminuindo a necessidade de óleo. Pelo fato da comida não grudar, fica mais fácil de limpar.
Pode ser encontrada em vários tipos de metais. Mas, a desvantagem é que ela risca facilmente. Por isso, prefira utensílios de silicone aos de aço inox.
–
Estes são os diferentes tipos de panela e materiais! Te ajudei??