Como colocar papel de parede e como tirar

É tão agradável chegar a um lugar que tenha vida e cores. Por isso, a cor da pintura de sua casa é muito importante. Tem pessoas que preferem a parede toda branca, ou de uma única outra cor. Há quem diga também que prefere desenhos para enfeitar o ambiente. No entanto, pintar a parede exige muito cuidado para ficar bem pintada, e precisa ser retocada quando estiver saindo sua cor. Por esse motivo, as pessoas têm preferido colocar papel de parede, que é mais econômico, em vez de pintar toda a parede de branco, por exemplo.

Tipos de papel de parede

Tradicional

É um papel de parede com uma textura lisa, seca e muito parecida com uma folha sulfite. Pode ser encontrada com diversas estampas, sendo indicada para locais secos, já que a umidade do ambiente pode desfazê-la.

Vinílico

Esses se assemelham ao plástico, já que são fabricados em PVC ou revestidos com uma camada de vinil, por isso são impermeáveis, sendo o mais indicado para ambientes mais úmidos.

Alto relevo

Esse tipo é composto por espumas que o deixa com uma textura fofa.

Veludo

Como o próprio nome já diz, é caracterizado por ser como o tecido de veludo, sendo o papel de parede mais elegante e glamoroso.

Embora existam diversos tipos de papel de parede, os mais comuns são: o tradicional e vinílico.

Como calcular metros quadrados da parede:

– Meça a altura das paredes até o teto.

– Meça o comprimento de cada parede e some-as juntas.

– Multiplique a altura do teto pelo comprimento total de suas paredes. Essa é a metragem quadrada de suas paredes se seu cômodo tiver um teto reto.

Caso seu teto não seja reto, ou seja, se ele for inclinado, o melhor é chamar um especialista para não correr o risco de não der certo a aplicação ou ficar torto.

Quantos metros de rolo vão ter que usar?

A maioria dos rolos para papel de parede têm 4,5 m² (área de cobertura de 1 rolo de 53 cm x 10 metros) ou 6,0 m² (área de cobertura de 1 rolo de 70 cm x 10 metros).

Então, o primeiro passo após você medir a altura e a largura da parede que irá aplicar ( não precisa desconsiderar porta ou janelas), multiplique a largura pela altura da parede. O resultado desta multiplicação, você deve dividir pela área de cobertura do rolo desejado, como por exemplo, um rolo de 4,5 m²  ou 6,0 m².

O resultado equivale ao número de rolos necessários para a decoração do ambiente. Se o número der quebrado, sempre arredonde para mais.

Como colocar papel de parede

O primeiro passo é medir a parede que você irá colocar o papel, lembre-se de recortar a parte do interruptor e da tomada.

Em seguida, nivele a parede e passe uma mão de tinta, para não correr o risco de aplicar o papel de parede direto na massa corrida ou no gesso, já que pedaços de pó podem grudar no material.

Após esses passos, está na hora de colar o papel.  Caso você opte por usar o papel de parede tradicional, é necessário que você compre uma cola específica.

Para passar a cola no papel de parede utilize um rolo de pintura. Em seguida, aplique o de cima para baixo com a ajuda de uma espátula para deixar bem lisinho. Mas, não se assuste se ficarem algumas bolhas, elas desaparecerão naturalmente em alguns dias.

Já para o papel de parede de vinílico, não há necessidade de aplicar a cola, pois o vinílico já é um adesivo, assim, é só aplicar com cuidado na parede.

Como tirar papel de parede

Tradicional

Por não ser impermeável, quando esse papel é umedecido ele começa a se desfazer. Logo, para retirar esse tipo de papel, é necessário que você umedeça a parede e vá retirando com cuidado para que não prejudique a pintura de sua parede por de trás do papel.

Vinílico

O primeiro passo, para tirar o vinílico é retirar a película protetora, uma camada grossa e resistente do adesivo. Após isso, faça com um estilete um corte em uma das extremidades do papel de parede e puxe a ponta.

 

Além de econômicos, os papéis de paredes são práticos e deixam o ambiente mais bonito. Caso você tenha alguma dúvida de como colocá-lo ou se sinta insegura para fazer isso, chame um profissional para instalar.

Me conte nos comentários o que você achou sobre os papéis de parede ou se você já tem em sua casa, fale um pouco de sua praticidade e elegância.

Total
0
Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você vai gostar