Quer você esteja brindando ao noivado da sua melhor amiga ou participando de um brunch, há várias oportunidades para tomar uma deliciosa taça de espumante. Descobrir o correto, no entanto, pode as vezes ser uma experiência estressante. Para te ajudar com essa escolha, eu fiz uma lista com os termos que você deve conhecer na hora de escolher uma garrafa de espumante!
Saiba a diferença entre champagne, cava prosecco e espumante
Champagne
Para adquirir o rótulo de Champagne, o vinho espumante deve ser feito em Champagne, na França, feito das tradicionais uvas de Champagne (chardonnay, pinot noir, e pinot meunier). Além disso, precisa seguir a tradicional técnica que diz que o líquido é fermentado na garrafa. Dos três (Champagne, prosecco and cava), este é o menos doce.
Cava
Assim como o Champagne, este espumante espanhol é fermentado dentro da garrafa, mas utiliza uvas menos caras, o que resulta em uma bebida mais barata. Ele é tipicamente mais doce que o Champagne.
Prosecco
Produzido na Itália, estes vinhos são feitos usando o método Charmat, o que significa que eles são fermentados em um tanque de inox, e engarrafados depois. O Prosecco geralmente é mais doce que o cava.
Vinho espumante
É o termo geral utilizado para os vinhos espumantes que não seguem nenhuma técnica tradicional de produção de vinhos. Além disso, pode vir de qualquer lugar!
Encontre a sua preferência
Durante a última etapa de produção, o açúcar é adicionado aos vinhos espumantes para nivelar a acidez. Dependendo da quantidade de doçura adicionada, a bebida entra em alguma das categorias que estão listadas abaixo, da mais doce a mais seca.
Doux
É o mais doce que um espumante consegue ser. Ele é perfeito para acompanhar um creme brulee.
Demi-Sec, Sec e Extra Sec
Ainda doce, estas são boas combinações com sobremesas, mas também combinam perfeitamente com comidas asiáticas apimentadas.
Brut and Extra Brut
São espumantes secos. Diferente das variedades doces, um vinho Brut é muito versátil e pode ser degustado sozinho ou com uma gama de alimentos desde saladas até pizzas!
Tem matéria no Blog falando sobre as combinações ideais de alimentos com os demais vinhos, para ficar por dentro, leia!
A garrafa
Assim como o azeite de oliva, o vinho pode se comprometer com a luz excessiva. Por isso muitos espumantes são colocados em garrafas escuras. Mantenha-os em um local escuro e fresco, para não arriscar “cozinhar” o vinho.
Esses são os termos que você precisa conhecer na hora de escolher uma garrafa de vinho! Me conta nos comentários qual é a sua preferência.