Os porta-guardanapos são itens que somam em cada composição, dando um ar clássico e inovador à mesa. Mas… quem decidiu que os guardanapos precisavam de acessórios?
Origem
Os porta-guardanapos são uma invenção da burguesia européia, a classe média alta abastada. Sua primeira aparição foi na França em 1800, e rapidamente tornou-se popular entre a burguesia. Isso mesmo, o item nasceu na França!
Diferentes pessoas e famílias rapidamente desenvolveram seus próprios designs para demonstrar sua riqueza e prestígio para amigos e visitantes. Além de diferentes designs, uma variedade de materiais foi usada. Os mais comuns eram feitos de prata, mas outros, de ossos, madeira, pérolas, porcelana, vidro… Logo, o uso de porta-guardanapos se espalhou para todos os países do mundo ocidental e desde então foram integrados a todo jantar refinado.
Originalmente, os porta-guardanapos distinguiam os guardanapos no decorrer da semana – este eram usados várias vezes antes de ser lavados! É claro que hoje em dia tudo mudou, eles são usados simplesmente para adicionar um toque de classe à qualquer mesa posta, seja com amigos ou família.
Porta-Guardanapos na Mesa Posta
Após montar a sua mesa, finalize com um porta-guardanapos. Use-os para criar mesas chiques em estilos que vão do boho ao clássico e rústico. Eles se dividem em dois estilos, os simples e os com figuras.
Simples
Os porta-guardanapos simples resumem-se em um anel simples com design básico e geralmente adaptam-se à proposta de cada evento. Pode ser feito de uma infinidade de materiais: palha, acrílico, inox, prata, flores!
Flores
Para um brunch com os amigos, coloque suas flores favoritas como centro de mesa, e combine com os porta-guardanapos! É garantia de delicadeza, requinte e o melhor: você pode sempre inovar!
Metálico
Invista no metálico para coordenar com os talheres, sem contar que detalhes de ouro e prata dão um toque especial a qualquer jantar formal.
Madeira
Se a sua mesa pede um quê de natureza, porta-guardanapos de palha ou madeira são os mais indicados.
Figuras
Nele, uma pequena escultura faz parte do anel e conta uma história, isso os torna mais ativos na decoração, e menos ‘acessórios’.
Neste caso, usei porta-guardanapo de pássaros (arara, cacatua e tucano) feitos em pedra natural da Auguri Casa.
Como Fazer: Porta-Guardanapos DIY
Com cordão de São Francisco
https://www.instagram.com/p/BlbqANHBAD1/
Que tal transformas folhas de Jibóia em porta-guardanapo e amarrar com cisal? Confira o vídeo com o passo-a-passo:
O resultado é incrível!
O porta-guardanapos é uma peça 100% versátil e adaptável em qualquer ocasião… E assim como os antigos franceses, você pode escolher o design que melhor te representa.
O que achou?! Qual porta-guardanapos você prefere? Conte nos comentários!
1 comentário
Adorei a história dos guardanapos. Antigamente, na casa da vovó, tínhamos porta guardanapos que eram um envelope de tecido, personalizado. Os guardanapos eram usados e guardados para serem reutilizados, depois lavados. Enfim, gostaria de fazer alguns para o Natal, só que não me lembro exatamente como eram, eu era criança, não achei nada na net. Por acaso você não teria alguma foto? Obrigada