O planejamento de refeições é sempre algo inspirado por amor e dedicação, trata-se da alimentação da nossa família. Apesar de tudo que envolve esta tarefa tão carinhosa, com todos os compromissos de uma vida corrida, normalmente é a primeira coisa que vai por água abaixo.
Quando você começar a escrever as refeições semanais, o restante (fazer compras e cozinhar) fica muito mais fácil e divertido, mesmo naqueles dias abarrotados! A organização é o segredo para manter uma rotina saudável.
Colocar as coisas no papel simplifica a nossa vida, então, uma ótima opção é usar um impresso para se organizar! E uma vez que ele é preenchido, a lista de compras sai em questão de minutos.
Planejamento Semanal
Tire uma foto da lista de compras e pendure o calendário na geladeira. Além de ser um lembrete diário do que está por vir, também é uma ótima forma de mostrar às crianças qual o menu semanal – acredite, elas adoram e ficam ansiosas!
Escolha uma noite específica para jantar fora com a família e anote no seu planner, a família toda esperará ansiosa pelo grande dia!
Diversões a parte, quando você planeja as suas refeições, faz as compras de uma só vez, o que torna a possibilidade de desistir do jantar e partir para um delivery é bem menor!
Cardápios
Café da Manhã
A refeição mais importante do dia! Tomar café da manhã faz com que o seu dia comece cheio de energia! Não opte por um café gorduroso nem cheio de calorias, invista em algumas proteínas, fibras e frutas para o seu café.
Almoço
O ideal é almoçar uma proteína animal, um carboidrato, legumes e verduras. A salada deve ser composta por elementos que não estejam compondo os outros pratos e é aconselhável servir diferentes carnes no mesmo dia, alternando os cortes durante a semana.
Lanche da Tarde
Três horas e meia após o almoço, o lanche da tarde é o que sustenta durante a tarde e garante que ninguém passe dos limites no jantar. Nada de muitas calorias! O ideal para esta refeição é uma fruta, ou fruta seca. Para as crianças, adicione um lanchinho de frios para dar sustento.
Jantar
É muito fácil exagerar na hora do jantar, especialmente se você não fez o lanche da tarde, portanto, cuidado com o tamanho das porções. Divida seu prato mentalmente em quatro. Um quarto é para a carne ou fonte de proteína, um quarto para o carboidrato e os dois quartos restantes para vegetais e salada.
Ceia
Uma ceia rica pode te ajudar a dormir, mas evite alimentos gordurosos ou com muito açúcar refinado.
Inspire-se
Precisa de inspiração? Aqui vão algumas ideias de cardápios maravilhosos de almoço e jantar para a família:
Opção 1
- Medalhão
- Batata sauté
- Salada
Opção 2
- Arroz
- Feijão
- Peito de frango ao molho de mostarda
- Cenoura caramelizada
- Salada
Opção 3
- Arroz
- Lentilha
- Quibe assado
- Coalhada
- Quibebe
Opção 4
- Macarrão mediterrâneo
- Salmão
- Salada
Opção 5
- Arroz
- Tilápia grelhada
- Abobrinha refogada
- Salada
Planner
Lembre-se que não se trata se refeições perfeitas toda noite – se trata do tempo que você consegue economizar com ele.
Espero que este planner seja uma ferramenta que te ajude a aproveitar o tempo ao máximo!
1 comment