Queridas leitoras, hoje vou mostrar uma das mesas que eu mais gostei de preparar e contou com a flor Ninféia na composição da mesa.
Foi a primeira vez que coloquei essa flor em meus arranjos de mesa e confesso que me apaixonei por ela. Pela beleza, presença, força e energia. Fiquei tão encantada que tive interesse em conhecê-la melhor e vou contar um pouco para vocês sobre essa belíssima flor, vale a pena ler!!
A ninféia é uma planta aquática flutuante, rizomatosas, o que significa que emitem raízes das quais podem brotar novas plantas. Ela tem sua origem no continente africano. Os egípcios antigos já a conheciam pelo nome de Loto Azul e também Loto Egípcio ou Lírio sagrado do Nilo.
Normalmente as flores da Ninféia começam a surgir na primavera e continuam até o verão, portanto, é uma planta que aprecia regiões de clima tropical.
Ela tem o importante papel na troca de nutrientes entre o ambiente aquático e o terrestre, por meio de “bombeamento”, absorvendo os nutrientes das partes profundas e liberando por meio de excreção ou decomposição. Por esse motivo tem sido usada em rios e lagos poluídos já que possem a capacidade de reter e absorver substâncias tóxicas provenientes do despejo industrial e doméstio.
Uma característica marcante da ninféia é que ela abre completamente somente no escuro, no período da noite
A diferença entre a Flor de Lótus e a Ninféia (Water Lily), é que a primeira descansa alguns pés acima da superfície da água, e a segunda descansa na superfície, porém ambas procuram a superfície para florescer.
O simbolismo da Ninféia está exatamente nessa capacidade de enfrentar a escuridão e florescer tão limpa, tão bonita e especial… Suas pétalas luminosas tem o dom de “auto limpar-se“!! É também a única planta que regula o seu calor interno, mantendo-se por volta de 35 graus, a mesma temperatura do corpo humano.
O significado da Ninféia é a determinação e a perseverança em meio às adversidades. Não importa os obstáculos e nem quão escuro e assustador as circunstâncias da vida possam parecer, nós temos que acreditar em nós mesmos, na nossa beleza, bondade, e florescer para a luz assim como essa linda flor…
Agora vamos à mais uma inspiração para essa mesa (entenderam poque essa foi uma das mesas que mais gostei de fazer? rss).
Todos já devem saber sobre a minha paixão por louças!! e foi exatamente por esse motivo que eu procurei entender e conhecer mais sobre porcelanas e nesse caso ninguém melhor e com mais KNOW-HOW no Brasil que a Schimidt Porcelanas para me sanar todas as dúvidas. E de quebra conheci todos os lançamentos de 2017!! escolhi a LAURA e aqui está para vocês!
Como eu disse, tudo começou com a escolha da porcelana branca e preta, no estilo clássico, decorado com flores românticas e um delicado filete preto. A partir daí foram surgindo as ideias de composição e eu então optei pelo AMARELO e o VIOLETA.
O AMARELO QUE ILUMINA E O VIOLETA QUE AQUECE… E DESSE CASAMENTO SURGIU ESSA MESA:
A DICA que eu dou é: procure o circulo cromático para entender como compor as cores. No post a combinação de cores laranja e azul eu explico sobre cores complementares, análogas e triádicas.
Eu linha LAURA da Schimidt Porcelana, foi desenvolvida para atender o público que apesar de gostar das flores, preferem o clássico-moderno.
Escolhi compor com uma toalha amarela (Arte na Mesa) e sousplat de madeira laqueado de preto da (Flavia Simmons):
Agora vejam a composição com ambas as taças na cor amarelo:
Contei com a ajuda do meu amigo Rapha Soares que preparou os arranjos com as ninféias, orquídeas, rosas, callas, hortênsias, suculentas, crisântemo e folhagens.
Não deixem de assistir ao vídeo para conferir cada detalhes dessa mesa cheia de energia…
Beijos
Marina
1 comentário