Mesa Posta Contemporânea – Estilo Escandinavo

Mesa Posta Contemporânea – Estilo Escandinavo

Eu amo o estilo clássico-romântico, mas como as minhas propostas de mesa posta são democráticas eu decidi preparar uma mesa Contemporânea no estilo Escandinavo e para isso estudei o que seria esse estilo para então compartilhar com vocês.

Primeiramente é preciso esclarecer que a Escandinávia é uma coleção de países que tradicionalmente se refere a três países do norte da Europa – Noruega, Suécia e Dinamarca.

Na arquitetura, as paredes brancas, piso de madeira, móveis modernos e falta de desordem são os elementos que descrevem uma sala usando a  estética escandinava. Esse tipo de design se originou dos países nórdicos em meados da década de 1950 e continua sendo um dos estilos de interiores mais importantes do mundo.

Mesa Posta Contemporânea – Estilo Escandinavo
O mundo estava mudando rapidamente no final do século XIX. A Revolução Industrial tornou as conveniências da vida diária mais acessíveis. Isso afetou o comércio e a política rapidamente em escala global. O modernismo estava brotando em toda parte. Temendo a aquisição de máquinas em todos os aspectos da vida, surgiu um apelo apaixonado pela volta à natureza.

A beleza no lar era a providência daqueles que podiam pagar. O nível de complexidade ou ostentação no design refletia diretamente o status social do proprietário; maior quase sempre significava melhor. No entanto, esse sentimento começou a mudar após a guerra.

O modernismo , que começou em parte com o Art Nouveau, começou a assumir uma nova forma.

À luz de duas guerras mundiais a visão popular em meados do século XX era a de que as pessoas estavam fazendo algo errado. Consequentemente, o mundo do design procurava um antídoto para o totalitarismo, representado no design pelo estilo Bauhaus, com sede na Alemanha.

Novas idéias sociais democráticas estavam varrendo a Europa. No design, eles assumiram a forma de reverter as convenções mais antigas sobre beleza e status. A beleza, que antes fora reservada para os ricos, e a funcionalidade, exigida por todos, foram combinadas. E esses produtos foram acessíveis a todos.
Ao mesmo tempo, nos anos seguintes à Segunda Guerra Mundial, as nações da Escandinávia se uniram. Isso era particularmente verdadeiro no campo do design.
Mesa Posta Contemporânea – Estilo Escandinavo
Através de uma série de conferências nas cidades escandinavas, na década de 1940, um movimento de design estava se formando. Essa nova abordagem ao design foi uma combinação de beleza, simplicidade e funcionalidade. O elemento de funcionalidade foi influente por algum tempo na arquitetura escandinava com o Movimento Bauhaus.
Os climas rigorosos do norte da Europa, particularmente no inverno, haviam influenciado os escandinavos a valorizar a utilidade e a simplicidade muito acima da decoração. 

Elizabeth Gordon, editora da revista House Beautiful, disse que o design escandinavo era uma alternativa ao fascismo do design na era nazista. Ela chamou isso de “democrático, natural, minimalista, íntimo e focado no lar e na família, não no Estado”.

E foi pensando exatamente nisso que ela declarou ser o estilo escandinavo que eu me inspirei para preparar essa mesa posta.

Mesa Posta Contemporânea – Estilo Escandinavo

Pratos de cerâmica – Olaria Paulistana

Talheres – Copa e Cia

Velas – Lumie Velas

Fotos – Maira Preto

 

 

Total
94
Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você vai gostar