Pensando em fugir um pouco daquela mesa romântica que as mulheres adoram, preparei algo ao estilo contemporâneo pensando no meu marido, meu maior incentivador, portanto ele merece!
Para essa mesa moderna, escolhi uma porcelana da marca Lenox.
Vou contar um pouco sobre a história da Lenox antes de mostrar a mesa linda que preparei para o maridão.
Essa empresa foi fundada em 1889 por Walter Scott Lenox como Ceramic Art Company, em Trenton, New Jersey.
Desde o início, foi organizado como um estúdio de arte e não como uma fábrica, não produzia uma gama completa de produtos cerâmicos. Os produtos foram exibidos pela primeira vez na Smithsonian Institution, em 1897.
Os produtos da Lenox se tornaram populares no início do século 20, quando se deu início às salas de jantar separadas e a nova tendência de receber para festas em casa. Assim a Lenox começou a fazer design personalizado, elaborando decoração para os pratos de jantar. Ele encarou a concorrência Européia contratando artistas americanos famosos como William Morley e com o sucesso começou a produzir conjuntos completos de louça. Em 1906, mudou o nome de sua empresa de Arte Cerâmica Companhia para Lenox Incorporated.
Dois dos primeiros modelos de Lenox foram produzidos em 1917, o “Ming” e “Mandarim”, que acabaram por ser fabricados por mais de cinquenta anos.
Os produtos Lenox ficaram bem conhecidos nos Estados Unidos graças a Frank Graham Holmes, designer-chefe de 1905 a 1954 que ganhou vários prêmios artísticos, tais como a Medalha 1927 Artesanato do Instituto Americano de Arquitetos e a medalha de prata 1943 do Instituto Designers americanos. As peças Lenox foram as únicas porcelanas americanas escolhidas e apresentadas em 1928 pelo Museu Nacional de Cerâmica em Sèvres, França.
Na década de 1950 a Lenox produziu cinco peças completas de jantar, três peças-buffet/louças e peças individuais. Seus produtos hoje são acessíveis pela família média dos EUA. Lenox foi a primeira empresa a desenvolver uma linha de casamento.
Em 1983 Lenox foi adquirida pela Brown-Forman que foi adquirida pela Dansk Internacional Gorham Manufacturing Company e em 1991 foram incorporados Lenox. Em 2005, a Brown-Forman vendeu a Lenox, Incorporated, para Department 56 por US $190 milhões.
Os arquivos da empresa Lenox que não foram comprados pelo Departamento 56, foram doados a vários repositórios. Os materiais de arquivo relacionadas com a China foram doados para a Biblioteca da Universidade Rutgers. A coleção histórica China foi doada ao Museu de Newark e Museu do Estado de New Jersey.
Lenox Sales, Inc. entrou com pedido de falência em 2008.
Porém em 16 de março de 2009, Clarion Capital Partners comprou os ativos do Lenox e rebatizou a empresa Lenox Corporation e passou a fabricar louça Bone China em sua fábrica em Kinston, Carolina do Norte, construída em 1989 com 20.300 m2, situada em 160.000 m2. Sua capacidade de produção incluem o esmalte, metais de cores e forno de queima.
E aqui está uma belíssima porcelana moderna para vocês:
Em preto e dourado e com design moderno, escolhi talhares de prata com design também moderno:
As taças de cristal preto com lapidação:
E para dar mais cor e vida, a Fernanda preparou esse arranjo de flores com rosas spray, orquídeas e celósias na mesma cor amarelo ouro.
A mesa também contou com porta-vela de cristal Kosta Boda, com marcadores de lugar ou placement e descanso de talher de prata:
Que tal? Gostaram da mesa posta de hoje? Gostaram de saber sobre a Lenox? Se quiserem conhecer alguma marca específica de porcelanas/prata/cristal, me escrevam!
Beijos
Marina
1 comentário