Nada melhor em uma decoração do que se sentir confortável e aconchegante. A decoração pode nos remeter à sofisticação e elegância, quanto pode harmonizar muito bem com o ambiente, nos remetendo à natureza, à simplicidade ou até mesmo a algum lugar rústico. E para que ocorra essa harmonia com o ambiente, é indicado que você aposte em algo que nunca sai de moda, algo bem versátil e elegante ao mesmo tempo. Por isso, a palha e o rattan são duas destas apostas que você poderá fazer. Entenda a diferença entre palha e rattan!
Palha
A palha foi um material bastante usado no período entre 1950 e 1970 na decoração e hoje está de volta ao status de sucesso, sendo uma fibra natural muito utilizada em diversas ocasiões, em uma decoração rústica, ela pode passar uma tamanha sofisticação para o ambiente.
Antes, a palha era apenas vista como uma decoração de festas juninas, sendo coloca, principalmente, em cestos e/ou na decoração da mesa. No entanto, atualmente, a palha é utilizada muito além dos comuns cestos, a palha vem se tornando uma forte tendência na decoração dos brasileiros, já que as peças feitas com este material são encontradas facilmente em diversos tipos de lugares, tem custo baixo e longa durabilidade nas peças produzidas.
Exemplos de decoração com palha
Por ser um material versátil, como já dito anteriormente, a palha pode fazer parte de qualquer cômodo da sua casa.
Como exemplo de decoração utilizando a palha, temos um clássico que é a cadeira de palha, que expressa leveza naturalidade para o ambiente, sendo perfeita para deixar sua varanda mais aconchegante.
Para o banheiro, o gaveteiro de palha é um móvel muito charmoso e harmonioso, podendo variar as cores de acordo com o resto da decoração do seu banheiro.
Se você quiser radicalizar de vez o ambiente, nada melhor do que revestir a parede do cômodo escolhido com a palha oriental. Esse tipo de decoração em palha fica excelente para a sala que deve ser um ambiente formal, dando até um ar mais clássico e rústico. Lembre-se que você precisa combinar as cores do cômodo, caso for ao quarto, revestir a cabeceira da cama com a palha, fica muito aconchegante e elegante.
Para a sua mesa posta, nada melhor do que os descansos de copos de palha ou até mesmo, um jogo americano de palha.
Rattan
O rattan é uma fibra natural trançada, muito elegante e aconchegante, assim como a palha. No entanto, o rattan remete mais à natureza, sendo muito indicada para ambientes mais clean, até porque este é a fibra de uma palmeira que nasce na Ásia e Oceania, chamada Calamos Rotang., com crescimento de 4 a 6 anos.
O rattan é a fibra mais versátil, podendo estar presente, por exemplo, em simples cestas, como a palha. No entanto, é mais comum encontrar o rattan presente em cadeiras de piscinas e mesas, sejam elas de centro, lateral ou de jantar, tendo a base feita de rattan e o topo de vidro.
Como já mencionado, esta fibra é muito sofisticada, podendo ser encontrada também em muitos sofás e poltronas, variando o seu preço.
Cuidados com as fibras naturais:
O mais importante é saber que as fibras naturais não podem ficar expostas por muito tempo ao sol e não podem molhar com a água da chuva, ou seja, é recomendado que você obtenha estes tipos de móveis em um ambiente interno, mas que seja arejado o suficiente para o cuidado correto.
Para a limpeza, utilize apenas um pano de flanela, caso for retirar alguma mancha, misture água com sabão neutro. Evite usar acetona, álcool, detergente ou qualquer outro produto que contenha soda ou ácidos para limpar e tirar manchas.
Me conte nos comentários o que você achou sobre as decorações, móveis e a diferença entre palha e rattan!