Você sabia que a tábua de queijos era uma tradição real, sujeita a códigos e regras muito específicos?
Claire Griffon ,proprietária da boutique de queijos Griffon (Paris) é especialista em queijos e foi lendo sobre o workshop dela que entendi um pouco do que irei escrever nesse post sobre a arte do queijo.
Quando estamos entre nós, sem frescura, nos simplesmente nos servimos, mas quando temos convidados gostamos de preparar as tábuas com mais atenção, não é mesmo? e agora saberemos apresentar corretamente a famosa tábua de queijos.
Como cortar seus queijos?
Para cada tipo de queijo existe um tipo de corte. Por quê ? Para permitir que a pessoa que se serve depois de você tenha um pedaço da mesma “qualidade” que você, pois seria muito desagradável ficar com a pior parte depois de todos term se servido, não é? Para evitar isso, aqui está um pequeno memorando sobre cortes
Conjunto de facas para queijos:
Você sabe o que fazer com aquele conjunto de facas para queijo que tem em casa?
Não é necessário uma tábua de queijos especial ou uma faca especial para degustar um bom queijo… Você nunca precisa de itens especiais para comer bem!
Existem variações de tamanhos e formatos, mas aqui estão as versões básicas:
Espátula
Esta faca é uma das mais comuns de se encontrar, você a utilizará para queijos mais macios, como o Gorgonzola, o Rochefort, Brie e Camembert
Pontiaguda
Esta face pode ser usada para cortar queijos firmes. Coloque-a perto do parmesão, grana-padano e faixa-azul.
Por possuir uma ponta afiada, esta faca permite que você atinja diretamente um queijo como o parmesão e continue cortando com o restante da faca para dar mais força quando os queijos são duros. Aliás, qualquer faca para queijo que tem ponta será utilizado de maneira similar.
O Garfo
Um garfo não é uma faca (óbvio!) e por este motivo pode parecer estranho ele estar nesta lista. No entanto, se você tem um conjunto de facas para queijo ou quer investir em um, o garfo provavelmente virá junto!
Este garfo de queijo pode ser utilizado para segurar pedaços de queijo enquanto se corta – e também é ótimo para quebrar queijos envelhecidos em pedaços menores para colocar na salada, por exemplo!
Fio cortante
É especial para queijos azuis e de cabra, que não são quebradiços.Ela possui um fio cortante e espatula para os queijos macios como gorgonzola.
Faca Furada e de Ponta Dupla
É ideal para queijos macios como Brie, Camembert, Coulo mmiers, Saint-Félicien, Neufchâtel … Graças à sua lâmina fina e perfurada, a aderência é reduzida para que a massa não grude na lâmina. Esta faca versátil é amplamente utilizada por profissionais e indivíduos apaixonados por queijo.
É também usada para servir o foie gras.
–
Como servir queijo?
Agora que você sabe como cortar queijo, aqui estão algumas dicas para se lembrar ao compor sua tábua de queijos:
- Sirva sempre em números ímpares, por uma questão estética mesmo. Divida por dois o número de queijos em relação aos convidados (5 pessoas ou 3 queijos)
- Jogue com diferentes texturas (fresco, cremoso, seco), cores (branco, gergelim preto…) e alturas.
- Sua tábua de queijos está “sem graça”? Adicione compotas, frutas secas, ervas, especiarias . Os hóspedes podem se divertir criando combinações saborosas (queijo de cabra fresco com gergelim preto, é uma delícia!)
- Fique na sugestão: coloque pequenos palitinhos, uma colher em um queijo cremoso, corte um pedaço do queijo e coloque sobre o queijo.
- Descubra o queijo sempre na frente dos convidados para que se sirvam da parte mais bonita do queijo e corte sem preocupações.
- Para queijos duros, corte-os previamente;
- Deixe um espaço entre cada queijo para facilitar o corte e permitir a ventilação visual (cerca de um dedo);
- Para orientar os convidados, adicione rótulos e verifique se eles estão na mesma direção de leitura. À primeira vista, a pessoa deve ser capaz de identificar os queijos e fazer a sua escolha.
- Para o suporte: evite pratos com bordas , isso dificulta o corte. Varie os prazeres de acordo com os queijos escolhidos: tábuas de madeira, travessa de cerâmica, ardósia, mármore…
- Dica: planeje sempre várias facas para evitar misturar os queijos e as texturas, o garfo para ajudar no serviço mas acima de tudo, a colher de chá no queijo escorrendo! E acima de tudo, não se esqueça de comer um bom pão!
https://www.instagram.com/p/B0W7DQQAX9E/?utm_source=ig_web_copy_link
https://www.instagram.com/p/CGtNKYTDA8h/?utm_source=ig_web_copy_link
A boutique de queijos que falei no início é a Fromagerie Griffon e fica na 23 bis avenue de la Motte Picquet, 75007 Paris – França.
Bjs
Marina