Ah, como é bom receber – mas às vezes nem tanto. Quem dentre nós não sentou em uma mesa de jantar em um momento constrangedor, ou pior, sem querer não iniciou momentos constrangedores, por exemplo, uma discussão familiar no meio da refeição?
É tudo lindo até perguntarem sobre sua vida amorosa em uma mesa cheia de estranhos. Para te ajudar a se preparar para estes momentos, coloquei aqui algumas lindas saídas. Leia para descobrir quais tópicos evitar, onde sentar um casal divorciado e como dizer delicadamente aos seus amigos que a festa é apenas para adultos.
Você sempre deve levar um presente a anfitriã?
Se a festa é na casa da pessoa, sim. Um dos melhores presentes neste caso pode ser uma garrafa de vinho, uma vela ou um vaso de flores. Evite flores frescas fora de vaso – isso exige muito trabalho da anfitriã.
Se a festa é em um local público, não. Mas, um e-mail de agradecimento é visto sempre um toque de classe.
Que tópicos evitar
Os tópicos em qualquer recepção devem ser divertidos. Evite tópicos que são vistos como gatilho, como política. Mas, se você decidir falar sobre política, evite afirmações sarcásticas que podem ser vistas como confronto. Além disso, evite perguntas sobre a vida pessoal, ninguém gosta de ser exposto em meio a outras pessoas.
Meus amigos eram um casal mas terminou. O que fazer?
Uma boa anfitriã sempre planeja onde cada um sentará. Neste caso, coloque-os do mesmo lado da mesa mas com alguns convidados entre eles. Será menos estranho se eles não forem forçados a ficar se encarando do outro lado da mesa.
Caso você já saiba que o casal não consegue conviver civilizadamente, não convide. É melhor chamar um grupo menor do que um que acabe com a noite.
Seus convidados estão entrando em uma discussão – e agora?
É dever da anfitriã assegurar que a recepção vá bem e que os convidados estão se divertindo. Portanto, caso uma discussão aconteça a anfitriã pode entrar nela e “apagá-la”. Para evitar constranger os convidados em frente aos outros, dê-lhes a chance de parar sozinhos, Se isto não acontecer, peça a um deles ajuda na cozinha ou com outra situação. Isto remove a discussão fisicamente e dá aos convidados uma chance de sair dela sem constrangimento.
Você não quer crianças na sua recepção?
Se os seus amigos têm filhos, mas você quer apenas adultos, foque no convite. Se você está fazendo uma arte para o convite, escreva “Apenas adultos, por favor”. Se você está enviando uma mensagem, pense em escrever algo inteligente como “Estamos ansiosos para brindar com nossos amigos nesta festa exclusiva para adultos”.
Evite usar frases como “Sem crianças” ou “Crianças não são permitidas”, pois isto dá uma conotação mais negativa e ofensiva.
Sabendo lidar com estes momentos constrangedores receber e até ser recebida fica bem mais fácil e agradável!