Chá da Tarde para Duas Pessoas

chá da tarde brasileiro

Uma das tradições mais inglesas que eu conheço é: o chá da tarde. Uma das atividades mais emblemáticas que nacionais e turistas adoram experimentar pelo menos uma vez na vida. Então, quanto você sabe sobre esse costume britânico profundamente enraizado?

De onde isso vem?

O chá da tarde foi criado originalmente por Anna, a 7a Duquesa de Bedford, no início de 1800. A duquesa, cansada de comer apenas duas refeições por dia (bastante normal naquela época), decidiu acalmar seu estômago roncando com um pouco de chá, sanduíches leves alguns bolos durante a tarde.

Ela adorou a ideia tanto que ela  então convidou seus amigos mais próximos para se juntar a ela para o chá. A prática tornou-se extremamente popular e logo se tornou uma ocasião social entre as classes altas e a aristocracia.

Embora valha a pena mencionar que muitos países em todo o mundo têm uma forte tradição de chá (como China, Japão, Rússia ou Marrocos), o chá da tarde ainda é algo exclusivo do Reino Unido e algo que quase nenhum outro país compartilha conosco. Os exemplos mais próximos da refeição tradicional com lanches vêm de países da Commonwealth, como Austrália ou Nova Zelândia. 

Então, por que ainda fazemos isso?

Quantos de vocês tiveram que explicar aos seus amigos estrangeiros que o chá da tarde não é uma coisa cotidiana? Infelizmente, não, não paramos tudo o que estamos fazendo às 16h para tomar alguns bolos e chá – por mais tentador que pareça.

Atualmente, o chá da tarde ainda tem um lugar na sociedade britânica como passatempo social e de longa data, mas geralmente é considerado um deleite de luxo para desfrutar em ocasiões especiais com amigos e familiares.

E inspirada no chá da tarde inglês eu preparei uma mesa em casa com a porcelana da coleção “Buterfly”Lenox, algumas peças herdadas das minhas avós e outras adquiridas ao longo de 14 anos de casamento.

Uma mesa de chá deve contar com o prato de sobremesa, prato de pão, píres e xícara de chá.

pires e xícara de chá

Dispôs os alimentos no aparador próximo a mesa para que eu pudesse colocar os arranjos de flores para decorar o centro da mesa.

Servi bolo de laranja, frutas como figos, uvas, peras, pães variados, pães de queijo, manteiga, geléia, suco de laranja, chás variados, açúcar e adoçante.

mesa de chá franco-americano

Uma das coisas que mais adoro, é trazer para a mesa posta alguns itens que herdei das minhas avós. No caso dessa, os guardanapos, xícara de prata (que acomodou o adoçante), as toalhinhas de crochê de bandeja feitas por minha bisavó (que usei no aparador para acomodar as jarras e o prato de pão).

Um chá tipicamente brasileiro inspirado em um chá tipicamente inglês.

Que tal? gostaram?

 

Total
29
Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você vai gostar