Eu amo o estilo clássico-romântico, mas como as minhas propostas de mesa posta são democráticas eu decidi preparar uma mesa Contemporânea no estilo Escandinavo e para isso estudei o que seria esse estilo para então compartilhar com vocês.
Primeiramente é preciso esclarecer que a Escandinávia é uma coleção de países que tradicionalmente se refere a três países do norte da Europa – Noruega, Suécia e Dinamarca.
Na arquitetura, as paredes brancas, piso de madeira, móveis modernos e falta de desordem são os elementos que descrevem uma sala usando a estética escandinava. Esse tipo de design se originou dos países nórdicos em meados da década de 1950 e continua sendo um dos estilos de interiores mais importantes do mundo.
A beleza no lar era a providência daqueles que podiam pagar. O nível de complexidade ou ostentação no design refletia diretamente o status social do proprietário; maior quase sempre significava melhor. No entanto, esse sentimento começou a mudar após a guerra.
O modernismo , que começou em parte com o Art Nouveau, começou a assumir uma nova forma.
À luz de duas guerras mundiais a visão popular em meados do século XX era a de que as pessoas estavam fazendo algo errado. Consequentemente, o mundo do design procurava um antídoto para o totalitarismo, representado no design pelo estilo Bauhaus, com sede na Alemanha.
Elizabeth Gordon, editora da revista House Beautiful, disse que o design escandinavo era uma alternativa ao fascismo do design na era nazista. Ela chamou isso de “democrático, natural, minimalista, íntimo e focado no lar e na família, não no Estado”.
E foi pensando exatamente nisso que ela declarou ser o estilo escandinavo que eu me inspirei para preparar essa mesa posta.
Pratos de cerâmica – Olaria Paulistana
Talheres – Copa e Cia
Velas – Lumie Velas
Fotos – Maira Preto