Olá!!! Esse ano preparei a mesa de Páscoa decorada com coelhinhos e ovinhos para receber minha família com a louça e taças da marca Villeroy & Boch. Quero contar um pouco sobre a história dessa empresa que tem mais de 250 anos de história produzindo cerâmica/porcelana porque acho importante levar ao conhecimento de vocês um pouco sobre o valor dessas porcelanas e não apenas a beleza…
Para não gerar tanta ansiedade aí vai a primeira foto!!! ☺
Essa empresa foi fundada por François Boch em 1748, juntamente com seus três filhos, fabricando louças de cerâmica.
Luxemburgo foi o principal mercado de venda da família Boch que consegue junto ao governo austríaco a permissão para obter uma fábrica de cerâmica na província de Luxemburgo.
Em 1791, Nicolas Villeroy adquire uma fábrica de cerâmica em Vaudrevange chamada Wallerfangen. Ele foi o primeiro a usar o carvão como combustível para a cerâmica. A partir de 1815 ele introduz o cobre no processo de fabricação das peças, o que tornou o seu produto mais viável economicamente.
Em 1809, Jean-François Boch projetou as próprias máquinas de produção e as suas invenções facilitam o caminho de fabricação de cerâmica manual para ser substituída por produção industrial.
Enquanto a 2ª geração Boch alcançou a qualidade do produto optimizada através da experimentação de materiais, a 3ª geração deu um salto decisivo com Jean-François Boch.
Jean-François desenvolveu com sucesso um tipo de barro branco brilhante e extremamente duro, parecido com a porcelana e tinha como objetivo diminuir o custo das louças. Este caminho as democratizou. O que era considerado anteriormente um tesouro precioso reservado exclusivamente para a nobreza, agora poderia ser oferecido por grandes classes da sociedade. Os produtos foram bem aceitos no mercado, inclusive oficialmente.
Com a finalidade de existir no quadro econômico da Europa, e, sobretudo dominar a Indústria Inglesa, Villeroy & Boch, os dois concorrentes que comercializam seus produtos para além das fronteiras da Alemanha, concluíram um acordo de fusão, nascendo então a Villeroy & Boch em 1836 que combinou os pontos fortes de ambos os lados: talento criativo, espírito empreendedor, poder de inovação e capacidade de produção.
Em 1959 inicia-se a produção de porcelana vitrificada, que devido sua dureza e resistência a arranhões, o material foi utilizado no setor de restauração.
Além disso, Villeroy & Boch passa a desenvolver o material para produção de Fine Vilbo China, que combinada a porcelana branca refinada com as excelentes qualidades funcionais de porcelana vitrificada.
Em 1976 Villeroy & Boch assume a manufatura de porcelana Bone C\hina e foi a primeira a produzir para o mercado no continente europeu. A empresa já tinha fabricado séries individuais no início do século 19.
Bone China é considerada a porcelana mais refinada de todas e a sua fabricação requer especial know-how técnico. Esta porcelana de alta qualidade não só amplia a empresa, como também abre portas para novos mercados.
Agora que conhecem toda a história da Villeroy & Boch, com certeza entenderão o motivo pelo qual suas louças são caras. Trata-se de porcelana Bone China com anos de história e excelência de qualidade.
E foi uma linha que amo que escolhi para a mesa da Páscoa: chama da “Petit Fleur” é uma das mais clássicas da marca. Reparem na delicadeza!
Escolhi um jogo americano de renda Richelieu que comprei em uma viagem ao Ceará.
As taças também são da Villeroy & Boch. Eu realmente amo essas taças!
Para decorar a mesa da páscoa escolhi os porta-ovos, muito fofos!!!
O arranjo de flores foi preparado na sopeira de prata maravilhosa da marca St James e escolhemos – eu e a Fernanda – uma composição de flores coloridas para combinar com o desenho da porcelana.
Também contei com duas boleiras de prata na decoração da mesa para esconder os ninhos do coelhinho da páscoa. Minhas filhas amaaaram!!
Para bandeja de café: o bule e xícaras da mesma linha e dois cachepots de cristal com pés de prata.
E novamente contei com os porta-ovos para decorar a bandeja!!! ☺
Ahhh não posso esquecer os talheres! Esses são meus favoritos!
Que tal? Se animaram para a mesa de almoço de Páscoa?
Desejo uma Feliz Páscoa e que possamos celebrar a vida juntamente com nossas famílias e pessoas que amamos.
Beijos
Marina
3 comentários