Você sabe como nasceu o Fondue? Essa palavra vem de “fondre” que significa derreter.
Tudo começou no século 18, na Suíça, como uma maneira de aproveitar queijos e pães envelhecidos para alimentar famílias com acesso limitado a alimentos frescos durante o inverno.
Os queijos e pães que eram produzidos nas estações mais quentes do ano ficariam velhos e mais difíceis de comer, então os moradores locais descobriram que se aquecessem o queijo com vinhos, alho e ervas poderiam mergulhar o pão velho que amolece quando mergulhado na mistura de queijo saboroso para se alimentarem.
Esta forma de cozinhar juntos mais de um pote e comer por um fogo acolhedor tornou-se uma tradição de inverno suíça conhecida como fondue que desde então tem sido usado para fazer referência a muitos outros tipos de fondue de carnes, frango, frutos do mar e até mesmo chocolate.
O fondue de carne tem início na Idade Média, na região francesa da Borgonha. Os trabalhadores passavam o dia todo nas vinhas e não tinham condições de preparar suas refeições então surgiu a ideia de ter um pote de óleo fervente para fora da vinha assim quando os trabalhadores tivessem uma pausa poderiam cozinhar pedaços de carne para se alimentarem. O nome deste tipo de fondue é Fondue Bourguignonne.
Essa foi a primeira vez que preparei fondue para as minhas filhas de 7 e 3 anos de idade em frente à lareira da minha casa. Elas adoraram a experiência e foi muito gostoso ensiná-las a saborear um prato típico suíço no frio gostoso de Campos de Jordão.
Espero inspirá-los para momentos assim em família e/ou amigos.
Preparei o fondue de queijo na panela de cobre que tem o bowl de cerâmica ideal para preparo desse fondue e a panela de inox para o preparo do fondue de carne já que essa panela possui os bowls para os diferentes tipos de molhos. Eu escolhi Barbecue, ervas, queijo, requeijão, curry e mostarda.
Eu amei esse aparelho de fondue de cobre porque acompanha a panela de aço especial para o preparo do fondue de carne, e o bowl de cerâmica, ideal para servir o de queijo e chocolate, além do separador que mantém os garfos no lugar, evitando que escorreguem.
A mesa vista de cima, coloquei apenas dois lugares porque nos sentamos em duplas. Eu e a Rafa e o meu marido com a Fefê, assim conseguimos auxiliá-las e evitamos acidentes com óleo quente, todo cuidado é pouco!
Flores e velas sempre contribuem para a alegria da mesa, não podiam faltar. Fiz um bowl com rosas brancas e dois cachepots com suculentas.
1 comentário
Olá, onde comprou esse aparelho de fondue cor cobre? Amei sua página, me identifico ! Beijos