Possuir e manter plantas de interior populares é tão gratificante que as vendas de sementes, flores e vasos de plantas aumentaram exponencialmente. As plantas domésticas são amadas por todas as idades, especialmente a geração Y – embora essa tendência seja transmitida de geração em geração.
As plantas fornecem beleza e purificação do ar; eles testam nossa paciência e responsabilidade. As plantas podem até viver mais do que nossos animais de estimação e podem ser propagadas indefinidamente.
Eles oferecem uma sensação de rotina – sem mencionar os sentimentos de orgulho e realização quando os mantemos vivos. Cuidar de qualquer planta nos dá um propósito maior em nosso dia-a-dia. Transforma nossas casas em santuários.
Você está curioso para saber como adicionar um pouco de verde à sua vida?
Você não precisa ser um expert para cuidar das plantas. Basta um pouco de pesquisa e prática. Também ajuda o fato de muitas plantas caseiras comuns serem extremamente fáceis de cuidar.
Aqui estão 7 opcões para se ter dentro de casa:
1. Planta Aranha
Essa planta é talvez uma das plantas mais fáceis de cuidar, especialmente para novos jardineiros. Eles podem crescer em várias condições e suportar uma boa quantidade de abusos (mas não faremos isso!).
Água : regue bem, até encharcar, mas não deixe o solo encharcado
Drenagem : Use solo bem drenado para evitar o apodrecimento das raízes. Não tenha medo de folhas marrons, pois isso geralmente é resultado do flúor na água
2. Monstera
Suas folhas são espetaculares! Gigantes e com desenho único. As bordas são perfeitamente recortadas e possuem furos no meio, como se quisessem arejar-se. Além disso, apresentam uma coloração verde escura e são muito brilhantes.
Deve ser cultivada em substrato rico em matéria orgânica, com regas regulares, à meia-sombra. Plantada isolada ou em pequenos grupos, pode ser tutorada para escalar sobre outras plantas e paredes. Produz frutos comestíveis. Multiplica-se por estaquia oriundas do caule.
Água : rega regular. Deixe o solo secar entre as regas. Aumente a umidade pulverizando ocasionalmente
Drenagem : Use um meio de envasamento à base de turfa para uma drenagem adequada
Tamanho : as folhas podem crescer até 3 metros de comprimento
3. Ficus
O ficus é uma árvore belíssima, largamente utilizada no paisagismo. Plantada em vasos, também pode ser conduzida como arvoreta ou arbusto. Seu caule flexível permite que se realize trançamentos quando jovem, o que lhe dá um charme todo especial. Além disso é muito visada em trabalhos topiários, adquirindo belas formas arredondadas e compactas.
É bastante rústico, mas quando plantado em vasos, em interiores (residências, escritórios), não aprecia mudanças de lugar, correntes de ar frio, encharcamentos e ar-condicionado. Quando estressado por este fatores é comum que suas folhas amarelem e caiam, mas pode rebrotar com vigor depois de resolvido o problema. Plantas envasadas devem ser adubadas mensalmente na primavera e verão, e transplantadas para um vaso maior uma vez ao ano.
Luz : luz forte no verão, luz moderada no inverno
Água : regue semanalmente com água à temperatura ambiente. Adicione água até que escorra do fundo da panela. Deixe o solo secar entre as regas
Drenagem : Use uma mistura de envasamento bem drenada , incluindo perlita, para drenagem extra. Certifique-se de que a panela tenha orifícios de drenagem
Tamanho : o Ficus pode crescer relativamente grande!
4. Zamioculcas
5. Dracena
Pertencente à família Yucca, a dracena é uma ótima opção se você deseja uma beleza alta e de baixa manutenção em sua casa. Quer você esteja buscando um clima tropical ou asteca, ele oferece altura e estrutura suficientes para o seu espaço.
Perfeito para uma sala de estar perto de uma janela. Gosta de áreas bem iluminadas, mas não de sol direto. Vem em pote de plástico medindo 4 ou 10 polegadas de diâmetro.
Para melhores cuidados: mantenha à sombra parcial e regue a cada duas semanas para manter uma boa umidade (conte devagar até ‘seis’ enquanto despeja água, faça uma breve pausa no meio).
As temperaturas ideais estão entre 18-30 C.
Tóxico para crianças e animais se ingerido em grandes quantidades.
Luz: muita iluminação, pouco sol direto
Água: pouca agua
6. Aphalandra
É uma planta de casa atraente devido à sua folhagem perene e aparência variada impressionante. É nativamente encontrada nas florestas tropicais da América Central e do Sul, onde se desenvolve em condições úmidas e úmidas.
Algumas de suas características reconhecíveis incluem folhas verde-esmeralda escuras, manchas brancas ao longo das nervuras e uma coroa de densas brácteas de flores amarelo-açafrão. Estas brácteas de flores deram a esta planta o nome alternativo de Açafrão Spike, e suas muitas características exclusivas a tornam uma planta ornamental perfeita para exibir em sua casa.
As plantas zebras podem crescer até 1,80 m de altura e 1,50 m de largura em seu ambiente natural, mas quando cultivadas em ambientes fechados.
O tempo que leva para a planta Zebra atingir seu tamanho máximo varia muito, dependendo das condições a que está exposta.
Os bons cuidados com as plantas da Zebra requerem luz forte e devem ser colocadas em uma área bem iluminada que receba luz indireta ou filtrada.
Nunca exponha uma planta Zebra à luz solar direta e sempre proteja a planta do sol quente da tarde porque muito sol direto resultará em queimaduras das folhas. A luz forte é preferível nos meses de primavera e verão, enquanto a luz moderada é melhor nos meses de outono e inverno.
A planta Zebra pode ser bastante temperamental e requer mais atenção para regar do que a maioria das plantas. Aphelandra squarrosa não tolera solo excessivamente úmido ou seco, então você precisará garantir que sua rega mantenha o solo úmido, mas não excessivamente úmido. Um pouco de água com frequência é definitivamente a melhor opção para a planta zebra.
Se o solo secar, as folhas da planta cairão rapidamente. Se ficar sem água por um período prolongado de tempo, a licença começará a cair. Se você vir as folhas de sua zebra caindo, certifique-se de regá-la imediatamente ou tente identificar qualquer outra causa de estresse para a planta. Assim que receber água novamente, ele irá saltar para cima, visto que não ficou muito tempo sem água.
Devido à sua natureza temperamental, é recomendado usar água morna para regar a aphelandra squarrosa. Qualquer coisa para minimizar o estresse à planta zebra aumentará seu sucesso no cultivo desta planta.
Luz: indireta
Água: regue semanalmente com água à temperatura ambiente
7. Aloe Vera ou Babosa
Aloe vera cresce muito bem ao ar livre, mas também pode ser cultivada dentro de casa, desde que receba luz solar suficiente. De crescimento rápido, o aloe vera é uma planta de baixa manutenção perfeita para iniciantes em jardinagem.
Saber com que frequência regar uma planta de aloe vera depende de vários fatores, incluindo clima, umidade e se ela está sendo cultivada em ambientes internos ou externos. De modo geral, você deve regar aloe vera a cada poucos dias ou uma vez por semana. Aloe vera é uma planta muito resistente à seca que armazena água em suas folhas, então você só deve regá-la quando o solo estiver seco ao toque.
Aloe vera precisa de muita luz solar para crescer de forma ideal. Se você está cultivando aloe vera dentro de casa, tente colocar sua planta perto de uma janela voltada para o sul que receba algumas horas de sol por dia. Se cultivar aloe vera ao ar livre, certifique-se de colocá-lo em um local que fique cheio até o sol durante o dia.
Você pode manter seu vaso de aloe vera dentro de casa durante os meses mais frios, e movê-lo para fora durante a primavera e o verão para que a planta receba a luz de que precisa durante a estação de crescimento.
Luz: muita luz e sol
Água: pouca água
Tags Relacionadas
Marina Cimerman
Tenho uma enorme paixão por flores, louças, utensílios de casa e cozinha, além de objetos decorativos. A arte de receber e de cuidar do ambiente onde vivemos sempre me fascinou, desde menina. Durante muitos anos guardei referências e usei minha imaginação para receber meus amigos em casa enquanto exercia minha profissão: a advocacia.
1 comentário
Olá! Estou pesquisando alguns coisas e vim parar aqui. Bom
trabalho. Estava pesquisando plantas energéticas em casa,
e vim parar aqui, muito foi legal.